Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Aposentado precisa declarar imposto de renda?

Aposentado precisa declarar imposto de renda?

A aposentadoria é um momento esperados por grande parte dos trabalhadores. Porque, segundo o que desejamos, vai ser só sombra e água fresca com o mínimo de compromissos possíveis. Bom, será isso mesmo, os compromissos todos acabam? Por falar nisso, aposentado declara imposto de renda?

A aposentadoria é um momento esperados por grande parte dos trabalhadores. Porque, segundo o que desejamos, vai ser só sombra e água fresca com o mínimo de compromissos possíveis. Bom, será isso mesmo, os compromissos todos acabam? Por falar nisso, aposentado declara imposto de renda?

Se você já se aposentou ou ainda vai, e está com aquela pulga atrás de orelha sobre isso , saiba que está no lugar certo. Entenda quais são as regras do leão para os aposentados e como agir caso precise declarar. Bora lá!?

Afinal, aposentado declara imposto de renda ou não?

Quando a aposentadoria chega, você finalmente relaxa e esquece até que é contribuinte. No entanto, o mesmo não acontece com o leão, que lembra muito bem de você e da sua renda.

Com isso, alguns contribuintes, mesmo aposentados, devem continuar fazendo a declaração anual do imposto de renda. Se engana quem acha que tem idade limite para declarar.

Tem aposentado que não precisa declarar?

Sim, nem todos os aposentados precisam declarar, mas não vá pensando que a Receita dá mole, muito pelo contrário. As regras para que os aposentados não declarem são bem claras.

Aposentados que tem 65 ou mais, tem um limite maior de isenção que chega a R$ 24.751,74 anuais. Se você recebe esse valor máximo de aposentadoria por ano, pode comemorar, pois, está livre do leão.

No entanto, é bom lembrar que:

A isenção com esse valor é dada para os contribuintes que recebem como fonte de renda aposentadoria, pensão ou qualquer outro benefício do INSS.

Simplificando, se você ganha essa faixa de aposentadoria, mas recebe renda de aluguéis ou de qualquer outra atividade que te beneficie, esses valores devem ser declarados para do leão na ficha “rendimentos tributáveis”.

Tem o lado ruim, mas tem o lado bom também…

Até aqui eu trouxe boas e más notícias. Obviamente, os aposentados isentos já respiram aliviados, mas você, meu querido contribuinte aposentado que precisa declarar, com certeza, está meio tristonho.

Nem só de espinhos é feita a vida. Os contribuintes aposentados com mais de 60 anos e que declaram, tem prioridade para receber a restituição.

É bom que você entregue sua declaração quanto antes, mesmo tendo prioridade. Uma que você se organiza melhor e fica livre do leão o mais rápido possível, outra que aumenta as chances da sua restituição sair nos primeiros lotes.

Está se preparando?

Vou fazer uma pergunta, espero sinceridade. Você acha que deve começar a se preparar para a declaração de IRPF quando?

pelo menos 5 meses antes, sou precavido;
até 1 mês antes dá para fazer tudo;
comigo é nos 45 do segundo tempo, até dois dias antes eu ainda estou recolhendo os documentos para o leão.
Bom, se você foi escolheu a resposta 3 saiba que, esse não é ao melhor caminho. As possibilidades de você meter os pés pelas mãos são bem mais altas, porque de última hora pode faltar algum documento, o site da Receita pode não funcionar e sabe-se lá quantas mil outras coisas.

O ideal é que você vá se organizando ao longo do ano (isso mesmo), então não ache que o IRPF 2020 está muito longe. Junte os documentos que o leão precisa dar uma olhada, se você usar algum app que organize as cópias digitais será bem mais prático e seguro.

× Como posso lhe ajudar?