Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Com 8 mil exames não realizados, INSS vai ligar para remarcar perícias. Veja os cuidados para evitar golpes

Com 8 mil exames não realizados, INSS vai ligar para remarcar perícias. Veja os cuidados para evitar golpes

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou, nesta quarta-feira (dia 23), que fará o reagendamento de segurados que, mesmo com horário marcado, deixaram de ser atendidos após a reabertura parcial das agências em todo o país, especialmente pelo cancelamento de perícias médicas. Mas é preciso atenção para não ser vítima de golpe.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou, nesta quarta-feira (dia 23), que fará o reagendamento de segurados que, mesmo com horário marcado, deixaram de ser atendidos após a reabertura parcial das agências em todo o país, especialmente pelo cancelamento de perícias médicas. Mas é preciso atenção para não ser vítima de golpe.

O órgão acrescentou que, devido ao excesso de demanda provocado pela necessidade de reagendamentos e informações após a retomada parcial do trabalho em agências, fará reagendamentos automáticos, especialmente de perícias médicas, e avisará ao segurado por meio de ligações.

O segurado, no entanto, deve ficar alerta, pois o INSS não pede dados pessoais, bancários nem sobre benefícios. O instituto já tem essas informações em seus sistemas. Portanto, qualquer tentativa de terceiros de obter esses dados pode ser um golpe.

O INSS ligará para todos os segurados que tenham cadastros atualizados até esta sexta-feira (dia 25), informando sobre a remarcação. Serão contatados oito mil segurados no período, para que seja feito o reagendamento.

Aqueles que não receberem a ligação não estão com telefone atualizado nos cadastros do INSS e devem, portanto, procurar o INSS para fazer o agendamento.

Quem vai receber a ligação

Devem receber ligações os segurados que haviam feito um agendamento, mas não tiveram os exames realizados por orientação da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP). A entidade tem aguardado a realização de inspeções sanitárias próprias nos postos do INSS para verificar se há condições de retorno dos peritos ao trabalho em meio à pandemia.

Ao menos 87 agências, segundo a entidade, das 108 unidades do país que tinham agendas abertas já haviam sido liberadas pelos médicos até terça-feira, para a retomada dos exames.

Nova central de atendimento

O INSS ainda anunciou que está em processo de contratação de mais uma central de atendimento. Com isso, espera haver um aumento de 30% na capacidade de atendimento pelo canal. O INSS ainda pretende contratar uma plataforma centralizada para tentar reduzir o tempo de espera.

A partir da semana que vem, o serviço de reagendamento também poderá ser feito pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS. Dessa forma, só precisará entrar em contato pelo 135 se não puder comparecer na data e na hora marcadas, para proceder com o reagendamento mais adequado.

A Justiça Federal do Distrito Federal suspendeu o corte de ponto de médicos peritos que não voltarem ao atendimento presencial nas agências reabertas em todo o país. A ação foi movida pela ANMP.

A Advocacia-Geral da União recorreu da decisão ainda nesta quarta-feira. Segundo a AGU, documentos "comprovam o rigoroso cuidado que precede a reabertura de cada agência do INSS" considerada apta e os "graves prejuízos causados pela não realização das perícias, a fim de demonstrar que é de todo infundada a pretensão da associação".

× Como posso lhe ajudar?