Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

O futuro chegou: a importância da evolução tecnológica da Contabilidade

O futuro chegou: a importância da evolução tecnológica da Contabilidade

Já ouviu falar que nós somos constituídos de cabeça, tronco, membros e tecnologia? Essa é a nova realidade! O futuro que era distante com a chegada da Inteligência Artificial está mais presente do que nunca no nosso dia a dia

Já ouviu falar que nós somos constituídos de cabeça, tronco, membros e tecnologia? Essa é a nova realidade! O futuro que era distante com a chegada da Inteligência Artificial está mais presente do que nunca no nosso dia a dia. É o que contou Maurício Frizzarin, CEO da Qyon Tecnologia, que sempre teve sua vida muito atrelada a Contabilidade, em uma live do Grupo de IRFS, do Sindicato dos Contabilistas do Estado de São Paulo.

Ele conta que com apenas 17 anos de idade, em 1990, fundou a Folhamatic Tecnologia e Sistemas – uma das empresas pioneiras no Brasil na criação de software para escritórios de Contabilidade e pequenas empresas. Já consolidada e líder de mercado no seu segmento, em 2011 a Folhamatic adquiriu a IOB Informações Objetivas e outras empresas de software, entre elas a EBS Sistemas, de Curitiba.

No ano de 2013, Maurício Frizzarin transferiu suas ações da Folhamatic e da IOB ao Grupo Britânico Sage, em uma operação empresarial que ficou caracterizada como o segundo maior negócio na área de software já realizado no Brasil.

Em 2020, de volta ao mercado de software, Mauricio Frizzarin, por meio do sistema de franquias Qyon Tecnologia, afirma estar dando vida a melhor empresa de software com inteligência artificial do Brasil. Esse tempo afastado do mercado permitiu-me estudar profundamente a aplicação de inteligência artificial em softwares e fintechs.

Com expertise na Contabilidade, esse é o público que o time da Qyon quer atingir, sobretudo, nos clientes desses escritórios — comumente, pequenas e médias empresas.

Todos sabemos que a Contabilidade e os Tributos são fatores essenciais para o crescimento dos negócios, e como a Inteligência artificial está revolucionando a integração e o trabalho dos contadores com os seus clientes, automatizando diversas tarefas cotidianas. O empresário garante que seus softwares e mecanismos de pagamento serão um grande aliado dos clientes para reduzir o tempo e as dificuldades geradas pela legislação e burocracia brasileira. Durante a live, ele apresentou o que existe de mais moderno em termos de inteligência artificial aplicável ao mundo dos contabilistas e das empresas.

“Os sistemas disponíveis analisam seus hábitos, propõem as melhores soluções, conseguem ouvir o cliente, responder, apreender e executar muitas das tarefas sozinho: quanto mais o cliente o ensina, menos trabalho ele terá nas próximas vezes que utilizar a plataforma”, esclareceu.

Segundo ele, com a utilização RPA (automatização de processos por robôs), os contadores podem fazer mais com menos as seguintes tarefas: envio e recebimento de nota fiscal eletrônica, consultas automatizadas aos serviços do governo, como E-CAC, CND (certidão negativa de débitos), cadastro automático de fornecedores, contas a pagar, registros de produtos, lançamentos fiscais e contábeis, além do armazenamento e gerenciamento das informações.

“Nosso objetivo é ser a empresa mais interdisciplinar do setor. Nossos usuários terão tudo que eles precisam em suas telas, com plena integração do seu sistema com o dia a dia da sua empresa”, destacou Frizzarin.

Na ocasião, também se foi falado em machine learning que vai reduzir e muito os trabalhos rotineiros que necessitam de mão de obra, pesquisas e lançamentos. Maurício explica que com essa nova metodologia os profissionais não precisam iniciar o trabalho do zero todo mês, uma vez que o robô aprende ele começa a realizar sozinho todas as rotinas de trabalho.

Outro ponto abordado pelo especialista em Tecnologia de Software e Marketing, pós-graduado em business na Harvard Business School, é que a tecnologia facilitar o trabalho do contador junto ao cliente, além de haver um fortalecimento da Classe Contábil perante as empresas.

Ele explicou que com o uso correto da tecnologia, o Contabilista vai prestar um serviço mais completo para o cliente, já que ele deixará de executar trabalhos manuais e maçantes do dia a dia. Mas, Maurício ressalta que de forma alguma a Inteligência Artificial consegue superar a inteligência humana, porém ela é uma aliada nas tarefas simples e rotineiras.

“Usando desses benefícios o contador presta um bom serviço, sem perder tempo, separando as guias, contas a pagar, entre outras atividades, sobrando mais tempo para a consultoria, que é o papel fundamental desses profissionais, planejando formas de crescimento que o empresário pode ter e a melhor forma dele pagar impostos”, assegura.

Maurício garante que o papel de guarda livros do contador ficou no passado, “hoje o profissional é uma peça estratégica dentro das corporações, e a tecnologia está aí para ajudar a construir essa nova imagem”.

Frizzarin acredita que a retomada da economia brasileira, após a pandemia do coronavírus, propiciará um cenário ideal para a implantação de novas tecnologias através de softwares inteligentes, com capacidade de aprendizado e que permitam a utilização do usuário perfeitamente conectado aos métodos de pagamento e de gestão de caixa.

× Como posso lhe ajudar?