Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Setor de supermercados foi o que mais gerou emprego no país durante a pandemia

Setor de supermercados foi o que mais gerou emprego no país durante a pandemia

O setor de supermercados foi o que mais gerou empregos no Brasil durante a pandemia, com 156.120 postos de trabalho criados em 2020 e 2021

O setor de supermercados foi o que mais gerou empregos no Brasil durante a pandemia, com 156.120 postos de trabalho criados em 2020 e 2021. A maior participação na oferta, entre os estados, foi no Rio de Janeiro, com 41% do total. Por aqui, dois de cada cinco empregos abertos nos últimos dois anos eram nesses pontos de venda. Os dados foram obtidos com exclusividade pelo EXTRA junto à Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj).

Os números são do “Mapa dos Empregos no Setor de Supermercados”, realizado pela Asserj em parceria com a consultoria Future Tank. O estudo foi realizado com base em dados oficiais, obtidos no Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e Empregador Web. Presidente da Asserj, Fábio Queiroz explica a criação de vagas tão significa:

— Pela essencialidade do nosso serviço, nós não paramos na pandemia. Tivemos que abastrecer a população, o que fizemos com bastanta êxito. Mas há ainda fatores específicos que contribuíram para a geração de vagas, como o crescimento do delivery de supermercados e a criação de novos postos de trabalho, por exemplo, o do gestor de qualidade. Esse era o funcionário que exigia máscara dos clientes para entrar, cuidava para que protocolos de segurança e sanitários fossem cumpridos no interior da loja... — expõe Queiróz: — Além disso, tivemos que lidar com o afastamento de quase 20% dos nossos colaboradores no auge da pandemia por serem grupos de risco ou apresentarem sintomas de Covid. E repusemos esses profissionais rapidamente.

Em 2020, no Brasil, foram gerados 57.214 novas vagas em supermercados. Em 2021, 98.906 novos postos. No estado do Rio, foram 2.483 novas vagas em 2020 e 8.637 em 2021 — e o setor foi responsável por 6,1% do total de postos de trabalho criados no biênio. Para 2022, o setor espera crescimento, e descarta demissões em massa.

Segundo Queiróz, as mudanças que ocorreram nos supermercados durante a pandemia vieram para ficar, ou seja, os profissionais contratados continurão sendo necessários:

— Em primeiro lugar, o delivery veio para ficar e nós temos prospecção de crescimento dele. Em segundo lugar, as novas funções que surgiram nos supermercados, como a de gestor de qualidade, são o legado da pandemia. Os consumidores preferirão os locais mais seguros até em comparação com outros que possuam atendimento melhor — explica.



Os supermercados ficaram ainda entre os 10 setores mais geradores de postos de trabalho em 57 dos 92 municípios fluminenses, nos últimos dois anos. Lideraram as contratações nas regiões Metropolitana e Serrana e em sete municípios, como São Gonçalo, Nova Iguaçu e São João de Meriti.

Super Rio Expofood entre os dias 21 e 23 de março

Neste mês, para a realização a 32ª edição da Super Rio Expofood, os supermercados geraram 8 mil empregos diretos e indiretos. O evento acontecerá entre os dias 21 e 23 de março, e marcará a retomada de eventos de negócios do varejo no Brasil. Nesta edição, haverá pela primeira vez um espaço dedicado a negócios internacionais, o IMex Trade, para que o varejo do estado amplie seus negócios no mercado internacional. As estratégias para driblar os efeitos do conflito entre Guerra e Ucrânia, que já aumentou os preços do trigo e da soja, serão debatidas.

E mais: cerca de 500 expositores levarão as novidades do setor alimentício para a feira. As inscrições são feitas aqui.

× Como posso lhe ajudar?