Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Brasil e Reino Unido apresentam resultados da parceria em Propriedade Intelectual

Brasil e Reino Unido apresentam resultados da parceria em Propriedade Intelectual

Mapeamento resultou em 915 ações de melhoria em processos de trabalho e atividades que poderão gerar impactos positivos nos serviços para o cidadão

Em evento que reunirá representantes dos governos brasileiro e britânico, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) celebra nesta sexta-feira (18/3) os resultados da parceria no valor de cerca de dois milhões de libras com o Reino Unido. O recurso foi utilizado por meio do programa “Um escritório de Propriedade Intelectual para o século 21” que teve como objetivo modernizar os processos e os sistemas internos do Inpi em cinco áreas: Sistema de Gestão da Qualidade, Sistema de Gestão de Processos, Política de Preços dos Serviços, Estratégia de TI e Estratégia de RH.

Após dois anos, o programa entregou ao Instituto um aprofundado mapeamento de oito macroprocessos do órgão. O resultado final é a proposta de 915 ações de melhoria em processos de trabalho e atividades que poderão gerar impactos positivos nos serviços para o cidadão.

As sugestões incluem um simulador tarifário desenvolvido para quatro serviços do Inpi e medidas para aprimorar a gestão de Tecnologia da Informação como a criação de regimentos para os Comitês de Governança e de Segurança de TI, além de um relatório que consolida o catálogo de 168 serviços existentes. Essas e outras entregas vão apoiar o Instituto a ser cada vez mais eficiente em relação à Propriedade Intelectual.

O propósito do programa, que teve início em 2020, era consolidar o Inpi como um escritório de propriedade intelectual de referência global, e a iniciativa já está surtindo efeitos. Em janeiro deste ano, o portal World Trademark Review (WTR) referência em análises de dados mundiais sobre a gestão de marcas divulgou o último ranking dos escritórios de propriedade intelectual mais inovadores do mundo. O Inpi passou do número 41 no ranking de 2018 para o 6º lugar numa lista de 60 escritórios analisados. O Brasil divide a 6ª posição com Austrália e Chile.

× Como posso lhe ajudar?