Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Demanda de profissionais de TI salta de 420 mil para 800 mil em cinco anos

Demanda de profissionais de TI salta de 420 mil para 800 mil em cinco anos

A expectativa de demanda por profissionais em tecnologia duplicou em dois anos. Como mostra levantamento feito pela Brasscom e que será apresentado na íntegra no Brasscom Tec Fórum, que acontece nos dias 23 e 24 de março...

A expectativa de demanda por profissionais em tecnologia duplicou em dois anos. Como mostra levantamento feito pela Brasscom e que será apresentado na íntegra no Brasscom Tec Fórum, que acontece nos dias 23 e 24 de março, 100% online, passou de 420 mil para 800 mil a necessidade nos próximos anos. E para atender esse crescimento é preciso novas estratégicas.

"Em 2019, fizemos uma primeira projeção de demanda de 420 mil profissionais em um período de cinco anos. E a formação em tecnologia é insuficiente para garantir os novos profissionais. Com a aceleração das contratações ao longo do ano passado, fizemos uma nova projeção. E a nova projeção de demanda é de 800 mil profissionais nos próximos cinco anos. Isso é um desafio tremendo", destaca o presidente executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo, em entrevista à CDTV.

"A gente se pergunta como o país não colapsou? Algumas hipóteses são de que o mercado se autorregulou, com o surgimento de várias bolsas, ofertas de capacitação de ‘edutechs’ e mesmo de grandes instituições de ensino. A gente vêm tentando entusiasmar os jovens a entrarem em tecnologia. E aparentemente isso está dando certo. Estamos vendo mais jovens, principalmente jovens negros, meninas negras, entrando em capacitações. É a inclusão dos jovens com perspectiva de crescimento. Mas isso é só o começo."

A Brasscom faz sugestões de currículos que atendem a demanda imediata das empresas de tecnologia no país, em combinação da necessidade de ensino com empregabilidade. "Se a gente agrega disciplinas ‘TCEM’ – tecnologia, ciência, engenharia e matemática – em um bloco só, a massa crítica de alunos do ensino superior, se tiverem exposição, mais as disciplinas de tecnologia, podem entrar no setor em seis meses ou um ano. E vão fazer uma faculdade, que pode ser engenharia mecânica, ciências, matemática. Essa é uma sugestão para as instituições de ensino, que convertam essas cadeiras eletivas para dar possibilidade de ensino em tecnologia", diz Gallindo.

No Brasscom Tec Fórum, a Brasscom vai publicar uma sugestão de currículo para ensino superior na área de Tecnologia da Informação. "Distribuímos as áreas de cognição em tecnologia da informação, tecnologia da informação, que é a parte de IP e telecom. E agora lançamos quatro grades curriculares para ensino de tecnologia da informação, para que as instituições de ensino olhem para aquilo que o setor de fato está demandando em termos de capacidade."

Como resume o presidente da Brasscom, "a tese é de formar para o primeiro emprego na empresa de tecnologia. A capacitação vai suprir uma base e as grades curriculares buscam melhorar a formação de ensino superior. E vamos discutir o que mais podemos fazer para ter ensino de ponta a ponta com tecnologia e empregabilidade, o mais rápido possível". Assistam a entrevista com o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.

× Como posso lhe ajudar?