Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Prova de vida digital pelo GOV.BR já está disponível no STJ

Prova de vida digital pelo GOV.BR já está disponível no STJ

Magistrados aposentados e pensionistas de magistrados do Superior Tribunal de Justiça já podem acessar o serviço de forma prática, ágil e segura, sem precisarem se deslocar

Magistrados aposentados e pensionistas de magistrados do Superior Tribunal de Justiça (STJ) já podem utilizar as facilidades da prova de vida digital pelo GOV.BR, plataforma digital do governo federal. O STJ é o oitavo órgão externo ao governo federal a aderir ao serviço disponível no aplicativo GOV.BR.

Além do STJ, o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), os estados de Goiás e da Bahia, a prefeitura de Recife, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal também adotaram a funcionalidade, agilizando e tornando mais cômoda a prova de vida anual nesses órgãos.

Para o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho Mitkiewicz, a expansão da prova de vida comprova o quanto esse serviço, desenvolvido inicialmente com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante o primeiro ano de pandemia, é importante para simplificar o acesso das pessoas aos seus direitos. “A prova de vida facilitou muito a vida da população, tanto a mais carente quanto a mais idosa, que, às vezes, tem dificuldades de locomoção. O digital é uma revolução neste país, traz mais economia para os brasileiros e mais economia para o Estado. A vida das pessoas fica mais fácil, mais prática e nós, no Estado, conseguimos ter um relacionamento muito mais respeitoso com o cidadão”, ressalta.

O novo serviço é resultado do trabalho conjunto do STJ com o Ministério da Economia, por intermédio do programa Startup GOV.BR. No governo federal, também utilizam a prova de vida digital pelo GOV.BR os inativos da Administração Pública Federal e das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).

O que é o GOV.BR

A plataforma GOV.BR transformou a relação do cidadão com o Estado nos últimos anos. Nela, já existem, hoje, mais de 133 milhões de usuários cadastrados e mais de 4,8 mil serviços, sendo a prova de vida um dos mais acessados depois da Carteira Digital de Trânsito e da Carteira de Trabalho Digital. Atualmente, 83% dos serviços são digitais. A meta definida na Estratégia de Governo Digital é digitalizar 100% dos serviços públicos do governo federal até o final de 2022.

× Como posso lhe ajudar?