Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Dizendo NÃO ao cliente

Dizendo NÃO ao cliente

Como você diz não? Pode acreditar, dependendo de como você diz não ao seu cliente, poderá ser a última vez que o verá

Autor: Luciano MuchiottiFonte: Revista IncorporativaTags: empresarias

E por falar em clientes, como eles são importantes. Só relembrando, esta relação de clientes se configura como um círculo virtuoso, afinal, quanto melhor as relações maiores os benefícios.

Não é preciso muito esforço para se lembrar quando ganhou um belo de um não. Se atente para essa curiosidade: Durante um simples dia de trabalho nos relacionamos com diversas pessoas, dentre elas, nosso superior, colega de trabalho, diretor, presidente da empresa, esposa, filhos, pai, mãe, irmãos, parentes e amigos. Pensando nessa humilde lista, qual será a probabilidade em ganharmos um não?

Probabilidade não é minha especialidade nem o foco do meu trabalho, porém, não dá para negar que a probabilidade é muito grande.

Refletindo a respeito, o recado é para se atentar sobre as formas de dizer um não, para quem foi dito e como foi dito.

Eu classifico as formas de dizer uma não da seguinte maneira:

Não - seco ou duro: Quando você responde diretamente com um não sem margem para discussão;

Não - tímido: Quando você responde negativamente e faz cara de acanhado com sua negação;

Não - aberto: Neste caso você faz questão de dizer não para alguém em voz alta de modo que todos ao redor entendam o recado, não permitindo sequer algum comentário.

Não - inteligente: Você não diz não diretamente, mas encontra uma forma de dizer não  de uma forma explicativa. Neste caso há uma explicação, uma justificativa convincente.

Não - com cara de sim: O não é dito sem firmeza, aquele não que deixa dúvidas e espaço para que o outro retruque.

 Esses exemplos foram criados por mim simplesmente para ilustrar as nossas atitudes no dia-a-dia e mais, sem que percebamos.

A percepção deve estar aguçada ao recebermos um cliente, pois devemos imaginar que ele deseja sem bem tratado e espera por algo positivo. Imagine que está insatisfeito com sua agência bancária e falta muito pouco para encerrar sua conta. Você necessita e busca por uma explicação e ao chegar, nervoso, em sua agência para buscar informações recebe um não. Quais as chances de pedir o encerramento imediato de sua conta? Por outro lado, a mesma situação acima está ocorrendo, porém ao chegar a sua agência você é recebido pelo gerente que o leva para um cafezinho e ainda lhe oferece benefícios. Quais as chances de pedir o encerramento da conta?

Dentre as habilidades e características necessárias e exigidas pelas empresas está a habilidade em se relacionar bem, e dizer um simples não pode representar muito.

Dizer não pode implicar em duas importantes questões que se traduzem em ter de volta o cliente mesmo dizendo não, ou simplesmente perdê-lo de uma vez.

Talvez usando sempre um não inteligente você possa de fato dizer o não sem perder o cliente.

E para finalizar esse artigo, vou compartilhar com você uma frase muito usada pelo meu sócio Rodrigo Soares que diz o seguinte: Existem várias maneiras de dizer não, a pior delas e dizer não.

Sucesso a você e bom trabalho.

× Como posso lhe ajudar?