Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Setor de serviços cresce em junho após quatro meses de queda

Setor de serviços cresce em junho após quatro meses de queda

Houve queda de 8,3% no primeiro semestre do ano, influenciada pelas medidas de isolamento social para conter a transmissão do coronavírus

O setor de serviços cresceu 5% em junho frente a maio, após quatro meses de queda, segundo a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), divulgada nesta quinta-feira (13) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com a pesquisa, "mesmo com o resultado positivo de junho, o volume de serviços ficou 14,5% abaixo do patamar registrado em fevereiro, último mês antes da implementação das medidas de isolamento social para controle da pandemia de covid-19".

O ramo de restaurantes foi o que mais influenciou o índice, já que em junho, houve a reabertura de muitos deles. O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, diz que "com as medidas de isolamento, muitos restaurantes estavam fechados, ainda que alguns estivessem funcionando por delivery. Com a flexibilização, ou seja, com o aumento do fluxo de pessoas nas cidades brasileiras, eles começaram a abrir e a receita do segmento voltou a crescer, impactando o volume de serviços de junho”.

O volume de serviços fechou o semestre em queda de 8,3%, fortemente influenciado pelas medidas de isolamento social impostas para conter a transmissão do coronavírus. Em comparação com junho de 2019, o indicador registrou queda de 12,1%.

Crescimento nos estados

O setor cresceu em 21 das 27 unidades da federação. São Paulo registrou um crescimento de 5,1%, após ter recuado 19,5% entre fevereiro e maio.

Rio de Janeiro (3,6%), de Minas Gerais (4,7%), do Rio Grande do Sul (6,6%) e do Distrito Federal (6,6%) também registraram crescimento em junho.

Já Mato Grosso (-3,2%), Paraná (-1,0%) e Espírito Santo (-3,2%) foram os estados com os principais impactos negativos entre as unidades da federação.

× Como posso lhe ajudar?