Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Número do recibo da declaração anterior garante restituição de IR mais rápida

Número do recibo da declaração anterior garante restituição de IR mais rápida

Não é benéfico deixar de informar. Por quê? Porque a pessoa vai entrar entre os últimos na fila de restituição.

Autor: Flávia Furlan NunesFonte: InfoMoneyTags: imposto de renda

A Receita Federal não vai exigir o número do recibo da declaração do Imposto de Renda do exercício anterior neste ano, a exemplo do que ocorreu em 2009, mas a orientação é que os contribuintes forneçam essa informação, para saírem à frente na hora de receber a restituição.

 

“Não é benéfico deixar de informar. Por quê? Porque a pessoa vai entrar entre os últimos na fila de restituição. Para quem tem imposto a pagar, isso não tem importância, mas importa para quem tem imposto a receber”, afirmou o consultor da IOB, Edino Garcia.

Além disso, a transmissão da declaração com o número de recibo é mais segura, mas não impede que seja realizada por terceiros.

Prioridade na restituição
Durante o período de restituição do Imposto de Renda, a Receita prioriza as pessoas com mais de 60 anos, em conformidade com o Estatuto do Idoso. Além disso, estão nos primeiros lotes os contribuintes que declararem por meio magnético.

Neste universo, serão priorizadas aquelas declarações que chegarem à base de dados da Receita transmitidas segundo a seguinte ordem: com certificação digital, identificação do número do recibo de entrega do IR 2009 (ano-base 2008) e transmissão normal.

A temporada de entrega das declarações começou na segunda-feira (1) e quem deseja ter a restituição o quanto antes deve se apressar, uma vez que também se considera a ordem de entrega. O prazo para prestar contas com o Leão termina no dia 30 de abril.

 

× Como posso lhe ajudar?